Posts Comente

Perfil

Em nove de janeiro de 1966 nascia na Maternidade “Elpídio de Almeida”, em Campina Grande, Romero Rodrigues, filho caçula de Antoniêta Rodrigues Veiga e de Moacir Barbosa da Veiga, hoje falecido. Nessa ocasião a família morava em Galante, distrito de Campina Grande, em uromeroma casa alugada. Seu pai era funcionário público da Rede Ferroviária Federal e sua mãe telefonista da Telingra.

Sua vida estudantil começou no Grupo Escolar “Monsenhor Sales”, mas já era amante das letras. Muitas vezes sentava com um livro dos irmãos no colo e “lia“ em voz alta para quem quisesse ouvir.

Toda a infância de Romero aconteceu em Galante. Aprendeu não só a ler escrever, contar, a respeitar, mas principalmente a ter fé em Deus e a acreditar que tudo é possível a quem busca verdadeiramente os seus objetivos. Nesta convivência com o povo e a natureza foi descobrindo sua vocação. Gostava de plantar e de colher, gostava dos animais e, especialmente, das pessoas.

Sua vida segue descobrindo novos horizontes e, enfim, concluindo o curso “Científico” decidindo fazer vestibular para Zootecnia na UFPB, em Areia. Passou e com grande dificuldade fez a matrícula e procurou alojamento dentro do Campus vivendo ali voltando para casa quando o dinheiro dava e a universidade permitia. Viveu cada dificuldade de um estudante carente, em alguns momentos nas greves dos restaurantes cozinhou, lavou, varreu, em algumas oportunidades segurou a fome e enfrentou de cabeça erguida a batalha.

Graduou-se em Agronomia, com pós-graduação em Irrigação. Como engenheiro agrônomo atuou na Secretaria de Agricultura do Município de Campina Grande, tendo desenvolvido o Programa de Zoneamento Agro-Ecológico, e o Plano de Águas e Solo, e no Programa “Caminho das Águas”.

É nessa conjuntura que Romero se candidata a vereador pela primeira vez e, com o apoio de seus familiares e amigos de Galante tenta sem nenhuma estrutura econômica e sai vitorioso como um desconhecido causando surpresa na mídia paraibana que não imaginava nem conhecia então o sonho e a garra desse campinense que não se deixava vencer por obstáculos que vai sempre à luta por seus sonhos.

Com as graças de Deus e o apoio do povo, Romero em sua carreira política só tem vitórias. Candidatou-se e elegeu-se vereador em 1992 pela primeira vez, pelo PSDB, sendo sucessivamente reeleito.

Em 1992 em sua primeira campanha para vereador alcançou 1.413 votos; em 1996 a sua votação subiu para 3.362 votos; em 2000, a sua votação pulou para 4.541 sufrágios; em 2004 foi o vereador mais votado da história da Paraíba até então. Conseguiu 8.117 votos. No ano de 2006 disputou cadeira para a Assembleia Legislativa da Paraíba com 38.014 votos. Em 2010 eleito para a Câmara dos Deputados com 95.293 votos.

Foi eleito “Vereador do Ano” em diversas oportunidades e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, por três vezes. Assumiu a Prefeitura Municipal de Campina Grande em diversas oportunidades, como presidente do Poder Legislativo campinense. Depois assumiu cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Romero em sua vida sua vida pública sempre tem lutado em prol de benefícios para todo o Estado da Paraíba, incluindo e priorizando o município. O deputado tem sido um verdadeiro advogado na condução de programas de geração de benefícios para toda a sociedade, justificando-se plenamente a concessão desta honraria.

Como presidente instalou a nova sede da Câmara Municipal de Campina Grande, hoje a mais moderna do Norte-Nordeste, além de sua informatização, implementou o Plano de Cargos e Salários dos Servidores e lançou o “Memorial 500 Anos de História”. Em sua vida pública como parlamentar apresentou iniciativas que contribuíram decisivamente para a ampliação do ensino profissionalizante no Brasil. A partir de sua luta como vereador na Câmara campinense, iniciou o movimento para a construção do CEFET (do Centro Federal de Educação Tecnológica) em Campina Grande. Até então, estava proibida a construção de novas escolas profissionalizantes no Brasil. A sua ação foi das mais valiosas, abrindo caminho para que vários Estados e Municípios fossem contemplados com unidades profissionalizantes.

camaracgRomero é um dos incentivadores da luta pela transposição do Rio São Francisco. Foi autor do Programa e do Fundo de Incentivo à Cultura “Luiz Gonzaga”, do Conselho do Patrimônio Público, do Centro Permanente de Turismo, do Centro de Tradições Nordestinas. Apresentou projetos para a instituição do Memorial da Imprensa, da Imagem e do Som, do Conselho do Patrimônio Cultural, do Centro de Tradições Nordestinas, do Museu do Teatro, da criação do Procon, sempre defendendo o fortalecimento das áreas da segurança pública, educação de qualidade, a geração de emprego e renda.

Tem buscado benefícios para a melhoria da vida do homem do campo. A questão do abastecimento de água para o Nordeste sempre tem sido uma das bandeiras, lutando pela construção de adutoras, açudes, poços artesianos e amazonas, dessanilizadores, a distribuição de sementes para a agricultura. Também luta pela eletrificação rural.

São propostas suas a geração de alternativas de renda, revigorar a economia rural, fortalecer a agricultura familiar, gerar empregos diretos e indiretos, contribuir para a estabilidade do homem no campo, contribuir para a preservação dos valores culturais, buscar o resgate da autoestima do homem rural, além de proporcionar novas atividades nas propriedades agropecuárias voltadas ao turismo receptivo, entre outras ações de interesse público.

Romero, enquanto secretário de Estado, na Secretaria de Interiorização e depois na Casa Civil, junto ao então governador Cássio Cunha Lima, pleiteou benefícios para toda a Paraíba.

O trabalho desenvolvido pelo deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues em busca de benefícios para a população romeroparaibana e por extensão a brasileira tem surtido efeito. O Portal www.politicos.org.br acaba de apontá-lo como o décimo segundo mais atuante do país. Ele se destacou à frente de políticos com atuação no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas de todos os Estados.

Como deputado federal foi apontado pela ONG Transparência Brasil como o parlamentar com maior atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba em termos de relevância nas matérias apresentadas na Casa de “Epitácio Pessoa”. Dos trinta e seis parlamentares quando esteve na Assembleia Legislativa, segundo a ONG, apenas quatro conseguiram se salientar com matérias consideradas relevantes.

Hoje é prefeito de Campina Grande, uma das maiores cidades do Norte-Nordeste do Brasil.

Print Friendly
© 2013 .::: ROMERO RODRIGUES – PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE – PARAÍBA :::. · Assine e leia:PostsComments · Theme Junkie ·

- Produzido pelo Grupo 5 de Comunicação -

- onordeste@gmail.com -

TOPO